Adidas incentiva atividade física em prol da sustentabiliadde em nova edição do "Move for the Planet"
- JP Agenda
- há 2 dias
- 5 min de leitura
Entre os dias 12 e 25 de maio, cada 10 minutos de atividade física registrados nos apps adidas Running ou Strava se transformam em uma doação de 1 Euro para projetos esportivos sustentáveis.

A adidas anuncia a mais recente edição do Move For The Planet – iniciativa anual focada em tornar as instalações esportivas mais resilientes contra condições climáticas extremas ao redor do mundo. Ao inspirar atletas do dia a dia a registrar seus movimentos, recursos financeiros são arrecadados para promover a educação sobre sustentabilidade e melhorar os locais para a prática esportiva.
Para cada dez minutos de atividade física registrados por usuários em todo o mundo no aplicativo adidas Running – ou, pela primeira vez, no Strava – no período entre 12 e 25 de maio, a adidas doará 1 Euro, podendo chegar até €1,5 milhão em projetos espalhados mundialmente. Os participantes podem escolher entre mais de 100 esportes e movimentos rastreáveis, como corrida, natação e até rugby em cadeira de rodas, e somar aos 400.000.000 minutos de movimento já registrados desde o início da iniciativa em 2023. Para garantir a contabilização das atividades físicas no período válido para a iniciativa, os usuários precisam seguir a fase de registro no Move for The Planet, acessando os apps adidas Running ou Strava até o dia 11 de maio e confirmando previamente a sua participação.
Trabalhando com seus parceiros – Common Goal e UN Climate Change – a marca das três listras destinará os fundos para implementar e aprimorar a infraestrutura em comunidades impactadas por condições climáticas extremas. Isso inclui instalações resistentes ao clima, como sistemas de captação e purificação de água introduzidos em projetos como o United Through Sport na África do Sul, e processos de gestão de resíduos, como o sistema implementado por meio do Enabling Leadership na Índia.
Os fundos arrecadados também proporcionam acesso a uma plataforma educacional para ONGs e organizações globais, que possibilitam a educação sobre ações mais sustentáveis – utilizando o poder do esporte para ajudar a garantir o seu futuro nas comunidades. Este ano, terá impacto direto em projetos como o Girls United no México, o El Río na Colômbia, o Red Deporte na Espanha e o United Through Sport na África do Sul.
Desde o seu início, o Move For The Planet ajudou a introduzir programas de educação sobre sustentabilidade para mais de 8.000 pessoas, e mais de 23.000 indivíduos tiveram acesso a instalações esportivas aprimoradas em todos os projetos participantes.
“Estamos muito felizes em dar as boas-vindas ao Move For The Planet em seu terceiro ano. É uma iniciativa extremamente importante que ajuda a apoiar as comunidades esportivas que enfrentam os efeitos das condições climáticas extremas. Com a expansão contínua dos esportes e projetos incluídos no Move For The Planet, mal podemos esperar para ver o movimento e o impacto crescerem ainda mais. Este ano, estamos chamando a comunidade adidas para ser catalisadora da ação, motivando as pessoas ao seu redor a se unirem e se moverem.” Comenta Ashley Czarnowski, Diretora Sênior de Marketing Global com Propósito na adidas.
Para ajudar a inspirar mais movimento, uma nova equipe de atletas globais da adidas se junta ao Move For The Planet pela primeira vez. Isso inclui o vencedor da Copa do Mundo da FIFA pela Argentina, Alexis Mac Alister, a campeã da Copa do Mundo de Mountain Bike, Valentina Höll, o medalhista de ouro nos Jogos da Commonwealth, Ferdinand Omanyala, e a renomada treinadora de saúde e fitness, Massy Arias. Eles participarão de uma série de curtas-metragens inspirados por suas próprias conexões com espaços esportivos fundamentais, nos quais cada atleta destaca as comunidades que dependem deles e o papel que essas instalações desempenham para a próxima geração de atletas.
“O Move For The Planet exemplifica o poder da colaboração para impulsionar a ação urgente necessária para tornar as instalações esportivas mais resilientes. Essa parceria é inestimável para nós, pois combina inovação com impacto. Aproveitar organizações esportivas voltadas para o bem social, profundamente enraizadas nas suas comunidades, é uma estratégia revolucionária em nossa abordagem para alcançar esse objetivo. Nos últimos dois anos, o Move For The Planet gerou resultados transformadores, permitindo melhorias reais e duradouras em algumas das regiões mais carentes de recursos do mundo. Estamos empolgados em continuar esse trabalho vital por mais um ano, construindo um futuro mais brilhante para as comunidades que mais precisam”, diz Rute Caldeira, Diretora de Impacto do Common Goal.
Lindita Xhaferi-Salihu, Líder de Esportes para Ação Climática da UN Climate Change, completa: “Essa parceria tem como objetivo fortalecer o conhecimento e a ação em sustentabilidade dentro da comunidade esportiva, reunindo diversas expertises e estudos de caso das melhores práticas para organizações esportivas e ONGs esportivas. Ao compartilhar perspectivas, necessidades e colaborar em soluções, podemos gerar mudanças positivas, fortalecer as comunidades e criar um impacto duradouro por meio do esporte.”
A campanha ainda estimula os participantes a compartilharem suas atividades nas redes sociais para ampliar o alcance da mensagem e inspirar mais pessoas a se moverem pelo planeta. Os participantes podem se inscrever no Move For The Planet seguindo os passos descritos neste link ou, para saber mais informações sobre a iniciativa, por favor visite: www.adidas.com/movefortheplanet.
Sobre a adidas
A adidas é uma líder global na indústria de artigos esportivos. Com sede em Herzogenaurach, na Alemanha, a empresa emprega mais de 62.000 pessoas em todo o mundo e gerou vendas de € 23,7 bilhões em 2024.
Sobre o Move For The Planet
Este ano, a adidas dá continuidade à sua parceria com o Common Goal, um movimento global de impacto que visa direcionar as pessoas para um futuro mais sustentável por meio da possibilidade do esporte. A iniciativa reúne organizações comunitárias, atletas, clubes, marcas e outros stakeholders para colaborar pelo bem-estar do planeta e das suas pessoas.
Além do trabalho com o Common Goal, a adidas segue com sua parceria com a UN Climate Change – a entidade das Nações Unidas encarregada de apoiar a cooperação e a resposta internacional dos governos nacionais à crise climática global. Por meio dessa parceria, uma plataforma educacional acessível é oferecida para ONGs globais e organizações esportivas, promovendo a educação sobre ações mais sustentáveis – utilizando o poder do esporte para ajudar a garantir seu futuro nas comunidades.
Com os fundos arrecadados, programas como o Organization Earth, que desenvolve e instala infraestrutura para promover mudanças impulsionadas pela comunidade, substituíram campos de concreto por grama e aprimoraram as instalações existentes para criar espaços seguros para o esporte de base.
Numerosos projetos comunitários globais já se beneficiaram do Move For The Planet desde seu início, como o Fútbol con Corazón na Colômbia, o ISF Cambodia no Camboja, o Game no Líbano e a U.S. Soccer Foundation nos Estados Unidos. Este ano, são introduzidas três novas iniciativas: Girls United no México, El Río na Colômbia, Red Deporte na Espanha e United Through Sport na África do Sul, além de continuar o trabalho com o Youth Football Club Rurka Kalan e o Enabling Leadership na Índia, Love Fútbol no Brasil, Football for All no Vietnã, Tiempo de Juego na Colômbia e Organization Earth..
Sobre a Common Goal
O Common Goal é uma rede global com mais de 20 anos de experiência em esporte para o bem, utilizando a influência cultural e financeira única do esporte para impulsionar mudanças sociais e ambientais. Ao unir atletas, equipes, marcas e organizações, o Common Goal conecta iniciativas de base com a influência de nível elite para criar um mundo mais justo e sustentável.
Guiado pela crença de que o poder do esporte pode – e vai – mudar o mundo, o Common Goal está comprometido em desmantelar a desigualdade e construir um futuro melhor para as pessoas e o planeta. Saiba mais em Link
Sobre a UN Climate Change
A Secretaria da UNFCCC (UN Climate Change) é a entidade das Nações Unidas responsável por apoiar a resposta global à ameaça das mudanças climáticas. UNFCCC significa Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A Convenção possui uma adesão quase universal e é o tratado principal do Acordo de Paris de 2015. O objetivo final da UNFCCC é estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que evite a interferência humana perigosa no sistema climático.
Comments